Ações contra a Dengue: Atenção redobrada na limpeza pede a Prefeitura nos cemitérios da cidade e distritos

Compartilhe esta notícia:

Tendo em vista o aumento significativo de focos do mosquito Aedes Aegypti encontrados no cemitério, a Prefeitura de Taquaritinga, através do DEMCOVE e a administração do cemitério local e dos distritos, faz um apelo aos responsáveis pelos túmulos para que intensifiquem suas ações no combate à dengue.

O principal risco é o acúmulo de água nos vasos de plantas ou em partes do revestimento (pedras, pisos, azulejos) que se soltam, e acabam formando áreas que também podem acumular água.

Para se reproduzir, o Aedes Aegypti só precisa de uma pequena quantidade de água.

O que fazer:

  • Mantenha o túmulo em dia, tapando os buracos e falhas da estrutura causadas por quebra ou soltura do revestimento;
  • Utilize sempre recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;
  • Preencha os vasos com areia até a borda evitando o acúmulo de água;
  • Dê preferência às flores artificiais. Nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água. Lembrar sempre de utilizar um recipiente furado;
  • Retire o invólucro de celofane, aquele ‘papel decorativo’ que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;
  • Elimine pratos e ‘cachepôs’ (aqueles suportes para os vasos, geralmente de cerâmica ou porcelana);
  • Ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

Estas são medidas simples que, uma vez adotadas, vão dificultar a procriação do Aedes Aegypti. O Cemitério Municipal é considerado um local crítico, que requer constante vigilância, devido o número elevado de possíveis criadouros e por ser um ponto onde já foi detectada a presença do mosquito da Dengue em anos anteriores.

A Prefeitura de Taquaritinga está trabalhando em várias frentes para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, mas é imprescindível que a população contribua para reverter esse cenário.

Compartilhe esta notícia: